CURIOSIDADES!

Em 1989 cientistas da Holanda noticiaram que um determinado pássaro canoro que habita as florestas daquele país estava produzindo ovos com a casca fina e porosa. Problema similar fora detectado nas décadas de 60 e 70, causado pelo inseticida DDT. Durante as investigações não foi encontrada nenhuma evidência de intoxicação.

Os cientistas resolveram verificar então o suprimento de cálcio disponível para os pássaros na natureza e necessário para a formação de cascas resistentes nos ovos. Aqueles pássaros usavam normalmente como fonte de cálcio, caramujos que constituiam componente importante na dieta. Entretanto, os caramujos haviam praticamente desaparecido das florestas. O solo seco contem normalmente de 5 a 10 gramas de cálcio por quilograma. O cálcio daquela região havia caído para cerca de 0,3 gramas por quilograma de solo, um nível muito baixo para que os caramujos sobrevivessem.
Sem caramujos para comer, os pássaros passaram a se alimentar de sobras de alimentos de galinhas e de outros animais domésticos e sobras de pique-niques, muito comuns na Europa.
A queda no conteúdo de cálcio do solo da Europa e dos Estados Unidos da América foi atribuída à ocorrência de chuva ácida, principalmente da que contem ácido sulfúrico



DEPOIS DA CHUVA ÁCIDA

2 comentários:

  1. Gostaria de saber o que provoca uma chuva ácida?

    ResponderExcluir
  2. Desculpe minha ansiedade. Perguntei antes de ler a matéria na sua totalidade. Entendi que a manutenção de um planeta adequado à uma qualidade de vida satisfatória, depende exclusivamente de nós, que potencializamos os efeitos produzidos naturalmente através da utizilação indiscriminada de agentes poluidores. Somente a educação para desagregar atitudes egoísticas e ilógicas.

    ResponderExcluir