CHUVA ÁCIDA (RESUMO)

Inicialmente, é preciso lembrar que a água da chuva já é naturalmente ácida. Devido à uma pequena quantidade de dióxido de carbono (CO2) dissolvido na atmosfera, a chuva torna-se ligeiramente ácida, atingindo um pH próximo a 5,6. Ela adquire assim um efeito corrosivo para a maioria dos metais, para o calcário e outras substâncias.
Quando não é natural, a chuva ácida é provocada principalmente por fábricas e carros que queimam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Desta poluição um pouco se precipita, depositando-se sobre o solo, árvores, monumentos etc. Outra parte circula na atmosfera e se mistura com o vapor de água. Passa então a existir o risco da chuva ácida.
O que pode causar:

 chuva ácida natural             chuva ácida não natural
A chuva ácida é retida pelas nuvens e pode viajar até 500 km por dia, dependendo da direção e força do vento. Devido à sua composição, estas chuvas alteram a composição química do solo, provocam e envenenamento dos cursos de água, fauna e flora, atingindo a cadeia alimentar, sendo ainda responsáveis pela corrosão de metais, rochas e edifícios.

7 comentários:

  1. A chuva ácida é uma das principais consequências da poluição do ar. As queimas de carvão ou de petróleo liberam resíduos gasosos, como óxidos de nitrôgenio e de enxofre. A reação dessas substâncias com a água forma ácido nítrico e ácido sulfúrico, presentes nas precipitações de chuva ácida. Os poluentes do ar são carregados pelos ventos e viajam milhares de quilômetros; assim, as chuvas ácidas podem cair a grandes distâncias das fontes poluidoras, prejudicando outros países.

    O efeito estufa é o processo que a terra utiliza para manter a
    temperatura ao nível necessário para que exista vida no nosso planeta,
    tal como a conhecemos.Quando existe uma perturbação nos gases de estufa da atmosfera
    o equilíbrio químico é afectado e tem consequências para a vida.

    ResponderExcluir
  2. preciso de um exemplo de reação quimica rapida,por favor?

    ResponderExcluir
  3. preciso de um exemplo de reação quimica rapida,por favor?

    ResponderExcluir
  4. preciso de um exemplo de reação quimica rapida,por favor?

    ResponderExcluir